saia botoes
TENDÊNCIAS – PRIMAVERA
28 de agosto de 2015
Screenshot_3
8 Formas Cool de Usar Maxicolar
8 de setembro de 2015

COMO CUIDAR DOS SEUS ACESSÓRIOS

BIJUTERIAS EM GAVETAS

Toda mulher ama acessórios. Sejam jóias, semi jóias ou bijuterias, peças delicadas exigem cuidados para que suas características originais sejam preservadas. Muitas clientes nos perguntam qual a melhor forma de preservar seus acessórios, aumentando sua vida útil e mantendo a qualidade e a integridade visual das peças. A gente resolveu fazer esse post para esclarecer alguns mitos – principalmente sobre as bijuterias – e também ajudar você a cuidar melhor dos “tesourinhos”, aquelas peças “de estimação” que todas queremos que durem pra sempre.

  1. Mantendo a cor original

Vc sabia que toda bijuteria dourada tem ouro no seu banho? Sim. O que determina se podemos chamar uma peça ou não de “folheada” é a quantidade de ouro na composição do banho.  O fato da maior parte das bijuterias não serem banhadas a ouro não tem nada ver com qualidade –  e sim com design! Peças mais robustas , como aquelas que levam cristais e pedrarias, precisam ser confeccionadas em materiais metálicos de maior espessura.  Estes  materiais,  na maioria dos casos, não aceitam os banhos folheados à ouro, é uma questão técnica.  Mesmo sem ouro na composição, os banhos de boa qualidade das bijuterias finas podem ser mantidos por anos, desde que observados alguns detalhes importantes:

– Nunca guarde suas peças todas juntas. Uma peça com banho de má qualidade contamina outras. A bijuteria ruim vai oxidar, e esses agentes oxidantes são transmitidos pelo contato de uma peça com a outra. Opte por organizadores com divisórias, onde cada peça é armazenada em um compartimento individual.

– Não tome banho ou faça exercícios físicos usando as bijuterias. Agentes químicos presentes em saponáceos, assim como o ácido úrico contido no suor, são corrosivos e irão aos poucos modificar a cor do metal. O mesmo vale para perfumes – nunca borrife sobre a bijuteria ou coloque sua peça sobre a pele recém perfumada.

– Mantenha suas peças em local arejado e longe da luz solar. Assim como a pele, o banho das bijuterias sofre com a exposição prolongada ao sol.

 

  1. Preservando o brilho dos cristais e pedrarias

Bijuterias mais sofisticadas costumam ser cravejadas com cristais ou pedrarias de vidro. A diferença entre o cristal e o vidro é que além de mais brilhoso, devido à sua composição molecular, o cristal é também mais frágil. Então quanto mais linda for sua bijuteria, mais cuidado ela exigirá! Para evitar danos:

– Muita calma ao manusear suas peças. Um momento de bobeira com uma peça de cristal na mão é prejuízo na certa. Quedas ou batidas podem provocar a quebra dos cristais, e aí não tem conserto. Às vezes é possível trocar o cristal danificado, mas nem sempre.

– Se um cristal ou pedraria se descolar da sua bijuteria, NUNCA use Super Bonder ou outros adesivos instantâneos. Esse tipo de cola deixa as pedrarias opacas e corrói a película espelhada que fica na base dos cristais. Para o reparo de bijuterias são necessários adesivos especiais, encontrados somente em lojas especializadas. Se a sua bijuteria Santafina sofrer algum acidente, é só procurar a gente que indicamos o adesivo mais recomendado.

– Pedrarias de vidro arranham. Acrílico, mais ainda. Procure observar o ponto já mencionado anteriormente – manter as peças guardadas individualmente. E não esqueça que o mesmo vale para o transporte delas. Vai viajar? Coloque cada uma em um saquinho individual antes de combiná-las em um mesmo local da mala.

 

  1. Entendendo sua própria pele

Nem todo mundo pode usar bijuterias. Algumas pessoas sofrem de alergias, outras possuem um nível de ácido úrico muito alto, que faz com que a bijuteria oxide em contato com a pele. Para garantir que sua bijuteria tenha durabilidade, é preciso que você conheça a sua pele, identificando limitações como:

– Suor excessivo das mãos. Não invista em anéis que não sejam banhados a ouro caso você sinta as palmas da mão úmidas com frequência. O anel é a peça que mais sofre contato e fricção com a pele, além de lavarmos as mãos o tempo todo  e dificilmente lembrarmos de tirar o anel.

– Quem tem ácido úrico elevado e já tem consciência disso, ou seja, sempre vê suas bijuterias oxidarem com facilidade, deve optar por peças em tons envelhecidos. Os banhos ouro e prata velho não evidenciam  tanto os sinais da oxidação, por já serem naturalmente escurecidos.

– Não passe creme hidrante nas partes do corpo onde a bijuteria será usada. O creme nunca é totalmente absorvido pela pele, e sendo uma substância química,  inevitavelmente irá reagir com o banho da bijuteria, danificando-o.

 

  1. Mantendo as peças limpas e higienizadas

Brincos e colares podem exigir uma limpeza de tempos em tempos, já que são usados em áreas do corpo que ficam expostas ao suor e à maquiagem. Quando quiser higienizar suas bijuterias, observe os seguintes pontos:

– Nunca use soluções de limpeza, solventes ou removedores de maquiagem. Você deve usar uma flanela seca e somente se extremamente necessário, umedecê-la com água e sabão neutro.

– Não utilize pasta de dente ou qualquer outro produto para polir suas bijuterias. O banho de metal simples não reage da mesma forma que o ouro. A única forma de obter brilho é com a mesma flanela seca utilizada para limpeza.

– Mesmo depois de iniciado o processo de oxidação, muitas peças podem ter sua vida útil estendida. As semi jóias, passado o tempo de garantia, podem apresentar pontos esverdeados, que correspondem ao início do processo de oxidação. Para evitar que ele se alastre, lave a peça com água corrente utilizando uma pequena escova. Se mantida limpa, sua peça ainda pode durar por muito tempo!

Esperamos que o post tenha sido útil e que suas bijuterias durem muito mais tempo a partir de agora! =)

Beijinhos <3

Carollyne Spindler
Carollyne Spindler
Fundadora da Santafina e apaixonada por acessórios desde que me conheço por gente. Não se deixe enganar pelo cabelo loiro e pela quedinha por moda... Amo um papo cabeça e assuntos polêmicos. Cursando Gestão Pública na esperança de um dia poder melhorar esse mundo, além de enfeitar ele =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>